sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Relatora da ONU para assuntos de saneamento visita o Pará




Na última terça-feira, dia 17 de dezembro de 2013, esteve presente em uma reunião do Sindicato dos Urbanitários do Pará (STIUPA) Catarina Albuquerque, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre água e saneamento.

A matéria que consta acima foi publicada pelo jornal "O Liberal" na quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 e mostra a participação da Frente dos Moradores Prejudicados da Bacia do Una na referida reunião em que participaram os membros do Sindicato dos Urbanitários, ONGs e a sociedade civil organizada.


Trechos da matéria:

"A Frente dos Moradores Prejudicados da Bacia do Una entregou uma denúncia a Catarina Albuquerque sobre a paralisação das obras da bacia, citando a Ação Civil Pública Ambiental, ajuizada pelo Ministério Público do Pará em 2008. O documento descreve a rotina dos moradores dos 20 bairros atingidos direta ou indiretamente pela situação de abandono em que se encontra a Bacia do Una."

"Na denúncia constam ainda o sumiço de cerca de R$ 22 milhões em equipamentos, maquinários e veículos adquiridos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), repassados ao governo em 2005 para as obras do Una. 'Este projeto foi considerado pelo BID como a maior reforma urbana da América Latina, por não ter sido apenas uma complexa obra de engenharia pautada para atender somente questões de ordem sanitária, mas sim um empreendimento que compreende o saneamento básico, a renovação urbana e a promoção sócio-econômica, visando a melhoria da qualidade de vida de 600 mil pessoas. Porém, ainda aguardamos esses benefícios', relembrou o representante da Frente, Alexandre Costa."

"Catarina Albuquerque preferiu não compartilhar suas conclusões até a reunião de Brasília, mas informou que não foi por acaso que escolheu o Pará para uma de suas visitas. 'Esta é uma das regiões com pior índice de saneamento e ainda assim está localizada em uma das maiores bacias hidrográficas do mundo. Então, a questão não é a falta de recursos', disse a relatora."









Nenhum comentário:

Postar um comentário