segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

FMPBU é mencionada em artigo internacional

Em um excelente artigo publicado recentemente, o antropólogo Eduardo Brondízio discute a invisibilidade das cidades amazônicas em meio às discussões sobre meio ambiente na região. Para o professor da Universidade de Indiana (EUA), as cidades deveriam ocupar papel central nestes debates, tendo em vista os preocupantes índices de saneamento em capitais como Belém e Macapá e a poluição de igarapés e rios urbanos.

Em uma das passagens mais interessantes do artigo, o autor aponta que práticas destrutivas do meio ambiente urbano se baseiam na ilusão de que as águas amazônicas podem absorver e diluir toda sorte de esgotamento, o que oferece ao poder público a desculpa perfeita para não lidar com o problema do esgoto sanitário em cidades como Belém.

O artigo conta com dados construídos pela pesquisadora Andressa Vianna Mansur orientanda do Professor Eduardo Brondízio e estudante de doutorado na Universidade de Indiana. Andressa passou uma temporada em Belém observando efeitos de mudanças climáticas e as condições de vida de habitantes da Bacia do Una e outras localidades. Durante este período, Andressa e a Frente dos Moradores da Bacia do Una trocaram experiências e se ajudaram mutuamente, o que resultou em uma relação de parceria e amizade que ainda perdura.


Mapa do saneamento em Belém: esgotamento sanitário (2000-2010).
Pruduzido por Andressa V. Mansur a partir de dados do IBGE.



O artigo do Professor Eduardo Brondízio é o primeiro produto dessa parceria. Nele há registros fotográficos produzidos por membros da FMPBU e referência expressa à Frente dos Moradores Prejudicados da Bacia do Una como um dos únicos movimentos sociais que lutam pelo saneamento básico e pelo bem-estar ambiental no mundo urbano amazônico.

O link para o artigo encontra-se logo abaixo:

Clique neste link para ler o artigo 




A FMPBU agradece aos amigos Andressa e Raúl e ao Professor Eduardo Brondízio.

Um comentário:

  1. Oi amigos,

    Muito obrigada pelos agradecimentos, fico feliz em poder ajudar e divulgar o movimento social FMPBU por melhorias no saneamento urbano para Belém. Continuo trabalhando no doutorado estudando essa problemática da vulnerabilidade da região devido a falta de saneamento e riscos de enchentes, particularmente em Belém. Espero que num futuro próximo, minha pesquisa possa ajudar outros pesquisadores, movimentos sociais, gestores ambientais e principalmente políticos a reconhecerem os problemas urbanos da região para uma gestão mais competente e digna para os moradores, visando na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável da região.

    Queria aproveitar para agradecer o carinho e atenção de todos moradores na nossa curta temporada em Belém. Agradeço também ao Alexandre pela disposição, sempre pronto para ajudar, até mesmo a 5943 km de distância.
    Obrigada Pedro por esse post, como sempre muito bem escrito.
    Eu e o Raul sentimos saudades e esperamos reve-los em breve!

    Um abraço e bom carnaval por ai!

    Andressa

    ResponderExcluir